blog

Sobrobem e Mesa Brasil juntos em Ação do Bem!

Sobrobem e Mesa Brasil juntos em Ação do Bem!

O Soprobem recebe doações do Mesa Brasil e realiza distribuição para população.

No último sábado 14 de abril de 2018, no prédio do Soprobem localizado no bairro de Chã de Bebedouro, houve a distribuição de alimentos para as famílias cadastradas na Instituição e residentes daquela área.

Foram distribuídos 900 kg de macaxeira, 100 kg de banana, caixas de suco e barras de chocolate.

Diretamente foram atendidas 300 pessoas e indiretamente 1.200. De acordo com Manuela Pereira, Analista de Projetos do Soprobem, “a distribuição dos alimentos visa minimizar a condição de insegurança alimentar das famílias beneficiadas pelo programa”.

 

 

Depoimentos dos Jovens contratados a partir do Programa Aprendiz do Bem

Depoimentos dos Jovens contratados a partir do Programa Aprendiz do Bem

Confiram alguns depoimentos dos jovens que fizeram parte do Programa Jovem Aprendiz do Bem

Já é notável que o Programa Jovem Aprendiz do Bem é um sinônimo de sucesso. Com um número de mais de 10 mil jovens atendidos pelo programa através da iniciativa do SOPROBEM, os jovens beneficiados tiveram a oportunidade de abrir portas importantes para o sucesso no mercado de trabalho.

Obtivemos recentemente depoimentos de alguns dos jovens atendidos no programa que foram contratados. Confiram abaixo:

Soprobem Promove Campanha Abril Verde

Soprobem Promove Campanha Abril Verde

O Serviço de Promoção e Bem Estar Comunitário é favorável à campanha do Abril Verde

Durante a campanha serão realizadas palestras, oficina de fotografia e exposição fotográfica com o objetivo de sensibilizá-los sobre a saúde e segurança no trabalho para os jovens participantes do Programa Aprendiz do Bem.

 

Soprobem entrega certificado de conclusão de aprendizagem

Soprobem entrega certificado de conclusão de aprendizagem

No dia 10 de abril de 2018, realizamos no auditório da Instituição O Consolador no bairro do Prado, a certificação de 20 jovens que participaram do Programa Aprendiz Social em parceria com a Usina Sumaúma/Grupo Toledo. Estiveram presente na cerimonia representantes das instituições: AAPPE, APAE, ADEFAL, O CONSOLADOR.

Parabéns a equipe SOPROBEM por terem feito um belo trabalho!

Pioneiros em Alagoas, SOPROBEM e Sumaúma realizarão entrega de certificados aos Jovens Aprendizes

Pioneiros em Alagoas, SOPROBEM e Sumaúma realizarão entrega de certificados aos Jovens Aprendizes

02 de abril de 2018 – Pioneiros no Estado de Alagoas, no cumprimento da cota de Aprendizagem Social SOPROBEM e Usina Sumaúma, realizarão entrega de certificados aos Jovens Aprendizes

Em Alagoas, a cota do Aprendiz Social, foi cumprida pela primeira vez em 2017, quando a Usina Sumaúma em parceria com o SOPROBEM e a Auditoria do Ministério do Trabalho, encaminharam 22 jovens para organizações da sociedade civil, para que os aprendizes exercessem as atividades práticas. As instituições beneficiadas com o programa foram: AAPPE, APAE, ADEFAL e O Consolador.
Para cumprir o Decreto nº 8.740 de 04 de maio de 2016, que regulamenta a Cota Social para a Aprendizagem Profissional, aquelas empresas que possuem atividades que possam comprometer o desenvolvimento da atividade prática do aprendiz, tais como periculosidade, risco, transporte, entre outras, poderão solicitar ao Ministério do Trabalho e Previdência Social – MTPS que a carga horária do jovem seja cumprida em outras entidades que possibilitem a experiência prática do aprendiz.
Sendo assim, o SOPROBEM e a Usina Sumaúma, realizarão no próximo dia 10 de abril de 2018 as 08:30 horas, no auditório da Instituição O Consolador, localizado na Avenida Amazonas, 425 – Prado, a cerimônia de entrega dos certificados, para os jovens inseridos no Programa Aprendiz Social.

Manuela Galindo Pereira
Analista de Projetos Sociais
SOPROBEM
3326-6210/3221-0642

Aprendizes Soprobem contra a violência de gênero

Aprendizes Soprobem contra a violência de gênero

Atentos aos assuntos relevantes que tocam nossa sociedade, os aprendizes do Soprobem foram estimulados a participar de uma campanha geral de conscientização sobre a violência contra a mulher sofrida em nosso país, sob os mais variados aspectos.

Cada turma de nosso curso de aprendizagem ficou responsável por falar sobre a violência de gênero da maneira que achassem devido, tal qual uma feira de conhecimentos, o que trouxe à equipe envolvida, aos pais e gestores de parceiros presentes, gratas surpresas e descobertas de talentos.

O momento contou com apresentações de teatro, música, mesas redondas, apresentações de slides e cartazes e distribuição de material de conscientização sobre o assunto.

A violência contra a mulher, que já vinha sendo tratada nas aulas sob o aspecto dos relacionamentos abusivos foi tratada de maneira clara, sem tabus e proporcionou aos nossos aprendizes o repensar sobre as questões de gênero e a importância de sua ampla discussão em nossa sociedade.

Apoiadores conhecem de perto jovens atendidos pelo Soprobem em Maceió

Apoiadores conhecem de perto jovens atendidos pelo Soprobem em Maceió

Parcerias com empresas públicas e privadas garantem manutenção de projetos sociais na capital

 Viviane ainda era adolescente quando decidiu procurar emprego em Maceió, no ano de 2011. A oportunidade surgiu após se inscrever no Programa Jovem Aprendiz, do Soprobem (Serviço de Promoção e Bem-estar Comunitário), e ser chamada a trabalhar meio período no Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA). De auxiliar de escritório aprendiz, logo depois foi contratada como auxiliar administrativa pelo próprio Soprobem, onde trabalha até hoje.

“Ser jovem aprendiz foi muito importante pra mim, me apresentou um mundo diferente, que eu não conhecia”, disse. “E tudo o que a gente aprende sempre vai para a vida. Sou muito grata pela oportunidade que tive, minha relação com o Soprobem é uma relação de amor”.

Viviane da Silva contou sua história, junto com outros jovens, no primeiro café da manhã promovido pelo Soprobem para as empresas conveniadas. Hoje, a ONG conta com 30 parcerias, entre públicas e privadas, que ajudam a manter os projetos sociais em andamento. Entre elas estão o Detran, o Tribunal de Justiça, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o IMA, o AL Previdência, a Usina Sinimbu e a Eficaz.

O evento foi realizado na quarta-feira (6), na sede do Sindicato dos Bancários, Centro de Maceió. Para as empresas conveniadas, a reunião aumentou o interesse pelas atividades desenvolvidas pelo Soprobem.

“A gente percebe que os jovens que nós apoiamos vêm de uma situação de vulnerabilidade social e encontram aqui a oportunidade ideal para crescerem. É realmente um trabalho essencial”, disse Jaíde dos Santos, gestora do convênio na SSP, onde 60 jovens aprendizes atuam hoje.

Todos os jovens passam por um programa de aprendizagem completo durante o período dos convênios, como explica a coordenadora pedagógica do Soprobem, Nadja Quintino. ”Vamos além dos conhecimentos técnicos, nos preocupamos com a educação integral dos nossos alunos. Desenvolvemos atividades além do currículo e discutimos temas essenciais do cotidiano, como prevenção de violência, valores humanos e prevenção ao uso de drogas”.

De acordo com o presidente da ONG, Vanilo Araújo, as reuniões com empresas parceiras devem acontecer agora pelo menos duas vezes por ano. “Foi um momento inédito e muito importante, porque os parceiros puderam ver de perto o resultado dos projetos com os quais contribuem. São ações sociais que dependem desse suporte, pois a ONG é sem fins lucrativos”, afirmou o presidente.

O Soprobem 

O Soprobem é uma ONG alagoana com 38 anos de história viabilizando direitos sociais para a população. A ONG se destaca na missão de inserir jovens no mercado de trabalho, tendo atendido a mais de 9 mil jovens. Um de seus projetos mais importantes é o Programa de Aprendizagem Soprobem, que, desde 2004, retira jovens de 14 a 22 anos de situações de vulnerabilidade social, inserindo-os em programas de aprendizagem que possibilitam sua evolução educacional e social.